Incontinência urinária e a morte social.

O que é a incontinência urinária?

A perda involuntária da urina é denominada Incontinência urinária, ou seja, quando a urina é expelida através da uretra de forma involuntária.

Mas afinal o que provoca a incontinência?

O sistema nervoso autônomo é o grande responsável por controlar a eliminação da urina, porém alguns fatores podem comprometer esse controle.

• Gravidez e parto;
  • Hiperplasia prostática;
  • Doenças na bexiga;
  • Obesidade;
  • Tosse cronica;
  • Bexiga hiperativa;
  • Processo cirurgico.

Quais os tipos e sintomas da incontinência urinária?

Incontinência por esforço

Na incontinência urinária por esforço físico, o principal sintoma é a perda de urina durante a realização de exercícios, tosse, risos ou até durante a movimentação.

Incontinência de urgência

A incontinência urinária de urgência é caracterizada pela perda de urina em meio às atividades cotidianas, não havendo a possibilidade de chegar ao banheiro antes.

Incontinência mista

A incontinência urinária mista apresenta as características dos dois tipos de incontinência urinária  mencionados anteriormente.

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através do estudo urodinâmico, onde o urologista faz análise de diversos parâmetros coletados durante a realização do exame, como capacidade de armazenamento da bexiga, pressão ao expelir a urina, entre outros.