Cólica renal, o verdadeiro sinônimo para dor.

Popularmente conhecido como pedra nos rins, o cálculo renal provoca muita dor e desconforto para aqueles que sofrem com a doença.

O que é a “pedra nos rins”?

Pedra nos rins é o nome popular dado ao cálculo renal, formação e deposição de pequenos cristais na urina, podem ser encontrados nos rins ou até mesmo em outros órgãos do sistema urinário.

Quais os sintomas?

O principal sintoma é uma forte dor na região lombar, porém há um aumento na frequência e ardência ao urinar. Em casos em que a pedra se apresenta de forma maior, nota-se sangue na hora urinar.

Alguns fatores podem contribuir para a formação de cálculos renais.

• Histórico familiar;
  • Idade acima dos 40 anos;
  • Sexo masculino;
  • Baixa ingestão de líquidos;
  • Dietas com excesso  proteínas, gorduras e sal;
  • Obesidade;
  • Doenças do trato digestivo em que há aumento da absorção de cálcio.
  • Distúrbios hormonais como Hiperparatireoidismo

Tratamento

Normalmente o tratamento é realizado com a prescrição de medicamentos que amenizam os sintomas das pedras, até que elas sejam expelidas, no entanto em alguns casos onde as pedras são maiores é preciso realizar um procedimento cirúrgico.

Cirurgia Laser para retirada de pedras nos rins

A utilização do laser para a retirada de cálculos renais é indicada para pedras que medem até 5 milímetros de diâmetro, que mesmo pequenas não são expelidas de forma natural, pois ficam presas no ureter antes mesmo de chegarem a bexiga.